- Área: 250 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:David Grandorge
'Yardhouse' é uma nova edificação com espaço de trabalho acessível baseada na “Sugarhouse Yard”, desenhada e construída por Assemble. A pesquisa foi financiada conjuntamente por Assemble e pela Corporação de Desenvolvimento de Londres.
O edifício é visto como um protótipo de novos espaços de trabalho acessíveis e de alta qualidade. Baseia-se na utilização de locais provisórios como uma fonte disponível de espaço, junto com um enfoque econômico e modular para a construção. Dado o curto prazo de disposição de uso destes locais, o sistema de construção está desenhado de maneira que possa ser montado, desmontado e readaptado em outro lugar.
A 'Yardhouse' está disposta em duas plantas e 3 estruturas isoladas que ocupam um perímetro quadrado de 12m x 12m com uma superfície total interior de 250 m2. As naves laterais servem como espaços de estudo privados, subdivididos pela moldura estrutural em dezesseis áreas de trabalho de 12m2. Os espaços não possuem divisórias, mas os arrendatários são livres para adaptar o lugar às suas necessidades, combinando unidades adjacentes ou fechando o espaço para uma maior privacidade.
O espaço central de pé-direito duplo serve como circulação e área de trabalho comum. A estrutura principal está formada por uma moldura de madeira ao estilo de um celeiro, fechado com um sistema de revestimento isolante de Kingspan. A fachada em frente à 'Sugarhouse Yard' é a principal, revestida em azulejos decorativos de concreto feitos à mão no mesmo lugar.
Através do seu enfoque econômico da construção, o projeto oferece amplitude, luminosidade e alturas apropriadas para usos criativos, a uma fração do custo de uma construção convencional. Construído por menos de US $136,000, o projeto obtém uma alta qualidade em relação ao dinheiro investido e garante custos de aluguel acessíveis aos usuários finais. O edifício estava totalmente reservado antes de ser finalizada sua construção, inclusive possuíam um excesso de 10 solicitações para cada espaço.
A distribuição e o preço de aluguel do edifício refletem uma aspiração de gerar um ambiente de trabalho amigável e de colaboração, proporcionando uma valiosa oportunidade para os profissionais criativos, ao ampliar seu marco de referência e aprender novas habilidades através da interação de trabalho com outros. O edifício está planejado para os designers e artistas que se dedicam ao trabalho prático. Não foi concebido como um lugar tranquilo de trabalho de escritório, mas sim, como um espaço para uma variedade de processos sujos, ruidosos, táteis e experimentais.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Março 26, 2016